sábado, 16 de abril de 2011

Douro Reserva

Na última 5ª feira, dia 14 de abril, fizemos mais uma degustação no Rosmarino, com a presença de 8 confrades, degustamos oito excelentes exemplares do Douro, sendo o mais novo de 2007, e o mais antigo de 1996. O menu, sempre a cargo do nosso confrade Paulo Sampaio estava excelente como de costume, especialmente a polenta com queijo camembert derretido.

Os vinhos harmonizaram de forma excepcional com o menu escolhido..

Couvert: Pães especiais da casa, chèvre al huille, relish de pepino e manteiga.

Entrada: Polenta com queijo camembert derretido ou cogumelos mistos.

Prato principal: Filé ao poivre com batatas grisette ao alecrim.

Sobremesas: Creme brulée ao limão siciliano, tarte tatin com sorvete de canela, torta de nozes e mel com sorvete de creme, sorvete de coco com baba de moça ou terrine de frutas frescas.

O ambiente, a comida e o serviço, como sempre, estavam excelentes..

Como dito acima, a degustação contou com oito vinhos, com níveis alcoólicos variando entre 12.5% e 15%.











A seguir uma breve descrição dos vinhos degustados:

Casa do Casal de Loivos 2004
Produtor: Van Zeller
País/Região: Portugal/Douro
Graduação alcoolica: 14.5%

Cotto Grande Escolha 2000
Produtor: Champalimaud
País/Região: Portugal/Douro
Graduação alcoolica: 12.5%

La Rosa 2004
Produtor: Quinta da Rosa
País/Região: Portugal/Douro
Graduação alcoolica: 15%

Quinta Seara D'Ordens 2005
Produtor: Quinta Seara D'Ordens
País/Região: Portugal/Douro
Graduação alcoolica: 13.5%

Poeira 2005
Produtor: Lavradores de Feitoria
País/Região: Portugal/Douro
Graduação alcoolica: 13.5%

Passadouro Reserva 2005
Produtor: Quinta do Passadouro
País/Região: Portugal/Douro
Graduação alcoolica: 14%

Quinta Vale D. Maria 2007
Produtor: Van Zeller
País/Região: Portugal/Douro
Graduação alcoolica: 14.5%

Casa Ferreirinha 1996
Produtor: A. A. Ferreira
País/Região: Portugal/Douro
Graduação alcoolica: 12.5%

O vinho mais antigo foi o Casa Ferreirinha 1996, que apresentou uma cor rubi ligeiramente atijolada apresentando sinais de evolução, aromas discretos de fruta madura e macio na boca. Alem deste, tivemos 1 vinho da safra 2000, dois da safra 2004, três da safra 2005 e um da safra 2007.

Vinhos degustados












A região demarcada do Douro, é tradicionalmente responsável pelas uvas utilizadas na produção do tradicional vinho do Porto. Uma nova lei em 1986 permitiu que os produtores do Douro pudessem exportar os seus produtos de forma independente, dando mais dinamismo à produção naquela região. Este novo dinamismo foi, sem dúvida, o que levou muitos produtores a considerarem a possibilidade de produzir vinhos de mesa, alem dos tradicionais vinhos do Porto. Desde então, houve um maior desenvolvimento de vinhos premium no Douro e hoje existe um número razoável de vinhos que podem ser considerados de classe mundial.

O painel foi bastante equilibrado e os vinhos degustados apresentaram uma grande variedade de uvas tipicas da região, entre elas: Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Amarela, Touriga Nacional, Tinta Amarela e Souzão. Vinhos relativamente jovens, se abriram bastante ao longo da degustação. O Quinta de La Rosa 2005 se mostrou demasiadamente alcoolico, principalmente no nariz.

Os resultados do painel se mostraram muito equilibrados, com uma dispersão de notas na média aparada de apenas 1,4 pontos (de 88,8 a 90,2). O vinho que ficou em último lugar foi o Quinta Seara D'Ordens 2005, apesar de ter sido escolhido o melhor por um dos confrades, o segundo melhor por outro e o pior por apenas dois confrades.

O segundo melhor vinho do painel, foi o La Rosa 2004, considerado o melhor vinho por dois confrades e o segundo melhor por outro.

O Campeão da noite, foi o Casa Ferreirinha 1996, importado pela Zahil, que ficou em primeiro lugar para dois confrades e em segundo para outros dois. Este vinho que ainda está muito vivo, com uma boa acidez, recebeu nada menos que 91 pontos da Wine Spectator.








Vejam os resultados completos abaixo.











Não se esquecam que o nosso próximo encontro será no dia 19 de Maio, quando degustaremos Chianti Classico DOCG Riserva. Até lá....

domingo, 10 de abril de 2011

Região Demarcada do Douro

Embora nem todos o sabem fazem parte da Região Demarcada do Douro as propriedades que foram de D. Maria Angélica de Sousa Pinto Barroso, na Freguesia de Frechas, e as da Sociedade Clemente Meneres, nas freguesias de Romeu, Avantos, Frechas e Carvalhais, do Concelho de Mirandela.

A Região Demarcada do Douro foi durante séculos produtora apenas do célebre "Vinho do Porto" sendo o vinho de mesa considerado como um produto de menor qualidade e sem interesse para a economia do Douro.

Felizmente para os amantes do vinho, esta filosofia foi alterada, passando a olhar-se o vinho de consumo aqui produzido como um produto tão nobre como o "Vinho Fino".

É de louvar o contributo dado pelas grandes marcas instaladas no Douro, para a divulgação e promoção do Vinho DOC Douro.

Com a publicação do Dec. Lei nº 1080/82 de 17 de Novembro é criada a região DOC Douro passando esta a usufruir de todos os benefícios daí resultantes.
 
Dos Vinhos aqui produzidos apenas cerca de 50% são destinados a vinhos de mesa, sendo os restantes destinados a "Vinho do Porto".

Situação Geográfica
















Esta região abrange no distrito de Vila Real: os concelhos de Mesão Frio, Peso da Régua e Santa Marta de Penaguião e as freguesias de Alijó, Amieiro, Carlão, Casal de Loivos, Castedo, Cotas, Favaios, pegarinhos, Pinhõ, Sanins do Douro, Santa Eugênia, São Mamede de Riba Tua,Vale de Mendiz, Vilar de Maçada e Vilarinho de Cotas do Concelho de Alijó; as freguesias de Candedo, Murça e Noura, do Concelho de Murça; as freguesias de Celeirós, Covas do Douro, Gouvães do Douro, Gouvinhas, Paradela de Guiães, Provesende, São Cristóvão do Douro, Vilarinho de São Romão, São Martinho de Anta, Souto Maior, Paços e Sabrosa, do Concelho de Sabrosa; as freguesias de Abaças, Ermida, Folhadela, Guiães, Mateus, Nogueira, Vila Real (Nossa Senhora da Conceição), parada de Cunhos (São Pedro) e Vila Real (S. Dinis) do Concelho de Vila Real.

No distrito de Bragança: as freguesias de Vilarelhos do Concelho de Alfândega da Fé; as freguesias de Carrazeda de Ansiães, Castanheiro do Norte, Ribalonga, Linhares, Beira Grande, Seixo de Anciães, Parambos, Pereiros, Pinhal do Norte, Pombal, Lavandeira e Vilarinho da Castanheira, do Concelho de Carrazeda de Ansiães; as freguesias de Ligares, Poiares, Mazouco e Freixo de Espada-à-Cinta; as freguesias de Açoreira, Adeganha, Cabeça Boa, Horta, Lousa, Peredo dos Castelhanos, Urros e Torre de Moncorvo, do Concelho de Torre de Moncorvo; as freguesias de Assares, Lodões, Roios, Sampaio, Santa Comba da Vilariça, Vale Freixoso, Freixiel, Vilarinho das Azenhas e Seixo de Manhoses, as Quintas da Peça e das Trigueiras e as propriedades de Vimieiro, situadas na freguesias de Vilas Boas e Vila Flor do Concelho de Vila Flor; as propriedades que foram de D. Maria Angélica de Sousa Pinto Barroso, na Freguesia de Frechas, e as da Sociedade Clemente Meneres, nas freguesias de Romeu, Avantos, Frechas e Carvalhais, do Concelho de Mirandela.

No distrito de Viseu: as freguesias de Armamar, Aldeias, Fontelo, Santo Adrião, Vacalar e Vila Seca, do Concelho de Armamar; as freguesias de Valdigem, Sandes, Penajóia, Parada do Bispo, Cambres, Samudães, Ferreios de Avões, Figueira, Santa Maria de Almacare e Sé e as Quintas de Fontoura, do Prado e as Várzeas, na freguesia de Várzea de Abrunhais, do Concelho de Lamego; a freguesia de Barrô, do Concelho de Resende; as freguesias de Casais do Douro, Ervedosa do Douro, Castanheiro do Sul, Nagozelo do Douro, Sarzedinho, Soutelo do Douro, Espinhosa, Paredes de Beira, Trefões, Vale de Figueiras, Valongo dos Azeites, Várzea de Trevões, Vilarouco e São João da pesqueira; as freguesias de Adorigo, Valença do Douro, Barcos, Granjinha, Desejosa, Távora, Pereiro, Sendim, Santa Leocádia e Tabuaço, do Concelho de Tabuaço.

No distrito da Guarda; o Concelho de Vila Nova de Foz Côa; a freguesia de Escalhão, do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo; as freguesias de Longroiva, Poço do Canto, Fontelonga e Meda, do Concelho de Meda.

Solos / Vinhedos

Os solos são compostos por xistos do câmbrico e pré-câmbrico ricos em potássio e pobres em matéria orgânica, e uma pequena camada de terra argilosa.

A vinha é tradicionalmente plantada em terraços ou socalcos e mais recentemente graças às novas tecnologias apareceu o chamado plantio ao alto o que facilita todo o trabalho de produção, mas vem alterar profundamente a paisagem característica do "Douro".

A vinha é conduzida em bardos ou cordões aramados ou não.

Castas Brancas : Arinto, Boal, Cerceal, Donzelinho Branco, Esgana Cão, Folgazão, Verdelho, Malvasia Corada, Malvasia Fina, Rabigato, Branco sem Nome, Dona Branca, Fernão Pires, Malvasia Parda, Rabo de Ovelha e Viosinho.

Tintas :Bastardo, Cornifesto, Donzelinho Tinto, Malvasia Preta, Mourisco Tinto, Periquita, Rufete, Tinta Amarela, Tinta da Branca, Tinta Barroca, Tinta Francisca, Tinta Roriz, Tinta Cão, Touriga Francesa, Touriga nacional, Alvarelhão, Souzão, Tinta Carvalha e Touriga Brasileira.


Fonte: www.cm-mirandela.pt