domingo, 21 de agosto de 2011

Ícones


No último dia 18 de agosto, realizamos uma fantástica degustação na Vinheria Percussi, com a presença de 9 confrades, e 6 grandes vinhos, das safras 2004, 2005 e 2006, representando diversas regiões do mundo: França, Itália, Espanha, Chile, Austrália e Estados Unidos. O menu criado por Silvia Percussi e a harmonização estavam excelentes, desta vez contamos com a colaboração do nosso confrade Alessandro Tommasi na organização do evento.

Os vinhos harmonizaram muito bem com o menu escolhido..

Per Cominciare: Arancini, Bruschette e Crostini & Polenta pasticciata al brie

Primo Piato: Mezzelune di brie al prosecco e funghi

Secondo: Agnello con legumi e patate ou Tagliata di manzo al Pepe Nero con legumi e patate

Dessert: Frutta fresca e scelta, Contrasto tra frutti di bosco e cioccolato bianco ou Tiramisù.

O ambiente, a comida e o serviço, estavam excelentes..

Como mencionado acima, a degustação contou com seis vinhos, com níveis alcoólicos variando entre 13% e 14.5%.

 
A seguir uma breve descrição dos vinhos degustados:

Grange 2004
Produtor: Penfolds
País/Região: Australia/Barossa Valley/South Australia
Graduação alcoolica: 14.5%

Unico 1991,94,95
Produtor: Vega Sicilia
País/Região: Espanha/Ribera del Duero
Graduação alcoolica: 14%

Almaviva 2006
Produtor: Almaviva
País/Região: Chile/Puente Alto
Graduação alcoolica: 14.5%

Sassicaia 2005
Produtor: Tenuta San Guido
País/Região: Italia/Toscana/Bolgueri
Graduação alcoolica: 13.5%

Opus One 2006
Produtor: Opus One
País/Região: USA/Napa
Graduação alcoolica: 14.4%

Contesse de Lalande 2004
Produtor: Chateau Pichon Longeville
País/Região: França/Bordeaux/Pauillac
Graduação alcoolica: 13%

Vinhos degustados


Os vinhos escolhidos para esta degustação são vinhos consagrados internacionalmente, e com sua qualidade reconhecida ao redor do mundo. Escolhemos representantes de diversas regiões, cada um deles considerado um ícone no mundo do vinho:

Grange: produzido a partir da uva Shiraz (Syrah), apresenta geralmente uma pequena porcentagem de Cabernet Sauvignon. É amplamente considerado um first growth australiano e um de seus vinhos mais importantes.
Unico: vinho considerado o signature wine da Vega Sicilia, produzido a partir de uvas colhidas de algumas das mais antigas vinhas disponíveis. Normalmente apresenta 80% de Tempranillo e aproximadamente 20% de Cabernet Sauvignon.
Almaviva: Almaviva é fruto da joint venture entre a Baron Philippe de Rothschild e a Viña Concha y Toro. Um corte bordalês, produzido a partir do blend de 63% de Cabernet Sauvignon, 26% de Carmenère, 9% de Cabernet Franc and 2% de Merlot, o Almaviva é o único vinho não-Bordeaux que os famosos negociantes franceses comercializam ao lado dos grandes vinhos produzidos pelos châteaux franceses.
Sassicaia: produzido pela Tenuta San Guido em Bolgheri, na Toscana, é conhecido como um Super Toscano. Composto por 85% Cabernet Sauvignon e 15% de Cabernet Franc, é considerado um dos principais vinhos tintos estilo Bordeaux da Itália.
Opus One: produzido na California, na região de Napa Valley, pela vinicola com o mesmo nome, é resultado da parceria entre o Château Mouton Rothschild e Robert Mondavi. O vinho é produzido a partir de um blend de 77% de Cabernet Sauvignon, 12% de Merlot, 5% de Cabernet Franc 5%, 3% de Petit Verdot e 3% de Malbec.
Contesse de Lalande: Pauillac é talvez a melhor denominação de Bordeaux com três premiers grands crus classés de 5 e 18 grand crus classés no total. Os grandes chateaux de Pauillac são: Château Lafite, Château Latour e Château Mouton-Rothschild.
Vizinho do Château Latour, o second growth Pichon Longueville Comtesse de Lalande está localizado na parte sul de Pauillac, perto de Saint-Julien. O vinho é produzido a partir de um blend de 53% de Cabernet Sauvignon, 36% de Merlot, 4% de Cabernet Franc e 7% de Petit Verdot.

Os resultados do nosso painel se mostraram relativamente equilibrados, com uma dispersão de notas na média aparada de 3,2 pontos (de 90,2 a 93,4). O vinho que ficou em último lugar foi o Contesse de Lalande 2004 produzido pelo Chateau Pichon Longeville em Pauillac na região de Bordeaux, que foi escolhido o pior vinho por 5 confrades.
O segundo melhor vinho do painel, foi o Opus One 2006, fruto da parceria entre o Château Mouton Rothschild e Robert Mondavi, na região de Napa Valley na California, considerado o melhor vinho por dois confrades e o segundo melhor por outros tres.
O Campeão da noite, foi o Grange 2004, produzido pela vinicola Penfolds em Barossa Valley no Sul da Australia, que ficou em primeiro lugar para quatro confrades e em segundo para outros dois. Este excelente vinho recebeu 99 pontos da Wine Advocate.


Vejam os resultados completos abaixo.


Não se esquecam que o nosso próximo encontro será no dia 15 de Setembro, quando degustaremos Barolos. Até lá....

Não percam esta grande degustação.