domingo, 20 de março de 2016

Tintos do Jura

Na última 5ª feira, dia 17 de março, realizamos no Rosmarino mais uma magnifíca degustação, desta vez de vinhos da região do Jura, menor região vinícola da França, situada em torno das cidades de Arbois e Lons-Le-Saunier, ao sul da Alsace, entre a Borgonha e a Suíça, também próxima à fronteira com a Alemanha. Estes vinhos são produzidos a partir de tres uvas: : Trousseau, Poulsard e Pinot Noir.Tivemos a presença de 8 confrades e degustamos 8 vinhos, de safras relativamente recentes (2008, 2009, 2010, 2012, 2013 e 2014), O nosso confrade Altman foi responsável pelo excepcional menu da noite.

Couvert: Pão italiano, mini-ciabata, pão de queijo, patê de roquefort, manteiga e azeitona.

Entrada: Terrine de pato com verdes

Primeiro Prato: Risoto de funghi porcini

Segundo Prato: Pernil de vitela assado com purê de batata e alho poró

Sobremesa: Entremet de chocolate, Torta de nozes carameladas, Merengue de chocolate belga e avelãs, Carolinas de creme, Ovos nevados, Profiteroles, Terrine de Frutas, Tiramisú, Creme brulée, Pastiera di grano, Bavarese de chocolate e Tarte Tatin

Como de costume o serviço foi excelente e a execução do cardapio excepcional.

A degustação contou com seis vinhos com níveis de alcool variando entre 13,5% e 14,5%.

 
  
A seguir uma breve descrição dos vinhos degustados:

DD Benedicte & Stephane Tissot 2014
Produtor: Dom. Stephane Tissot
País/Região: França/Arbois/Montigny-Les-Arsures
Graduação alcoolica: 11%
Uvas: Trousseau/Poulsard/Pinot
Confrade: Otavio

Arbois Trois Cepages 2012
Produtor: Domaine du Pelican
País/Região: França/Arbois, Jura
Graduação alcoolica: 12.5%
Uvas: Trousseau/Poulsard/Pinot
Confrade: Marcio

Arbois Poulsard Vielles Vignes 2009
Produtor: Domaine Rolet
País/Região: França/Montesserin, Arbois
Graduação alcoolica: 13%
Uvas: Poulsard
Confrade: Calabro

Trousseau des Corvées 2013
Produtor: Dom. de La Tournelle
País/Região: França/Arbois
Graduação alcoolica: 13%
Uvas: Trousseau
Confrade: Alessandro

Singulier Trousseau 2014
Produtor: Dom. Stephane Tissot
País/Região: França/Arbois/Montigny-Les-Arsures
Graduação alcoolica: 12%
Uvas: Trousseau
Confrade: João Luiz

Arbois Rouge Tradition 2010
Produtor: Domaine Rolet
País/Região: França/Montesserin, Arbois
Graduação alcoolica: 13%
Uvas: Trousseau/Poulsard/Pinot
Confrade: Altmann

Arbois Trousseau 2009
Produtor: Domaine Rolet
País/Região: França/Montesserin, Arbois
Graduação alcoolica: 13%
Uvas: Trousseau
Confrade: Paulo

Trousseau - Cotes du Jura 2008
Produtor: Domaine Geneletti
País/Região: França/Cotes du Juras / Chateau Chalon
Graduação alcoolica: 12.5%
Uvas: Trousseau
Confrade: Joubert

Vinhos degustados

Em virtude de diferentes uvas e diferentes cortes, os vinhos apresentaram tonalidades diferentes, indo desde o mais alaranjado até o rubi, sendo que alguns já tinham um halo de evolução. Os aromas incluiam frutas vermelhas escuras, madeira, aromas terciários, groselha, alem de toques lacteos. Os taninos se mostraram bastante equilibrados.

Nesta degustação, os resultados do nosso painel apresentaram, uma pequena amplitude de notas, sendo na média aparada de 2,6 pontos (de 87,2 a 89,8).

O vinho que ficou em último lugar foi o Arbois Trousseau 2009, produzido pelo Domaine Rolet, na subregião de Montesserin em Arbois, com 13% de alcool, foi escolhido o pior vinho por 5 confrades, sendo que um sexto confrade desclassificou o vinho.

O segundo melhor vinho do painel, foi o DD Benedicte & Stephane Tissot 2014, produzido a partir de um corte das uvas Trousseau, Poulsard e Pinot Noir, pelo Domaine Stephane Tissot na subregião de Montigny-Les-Arsures em Arbois, com 11% de alcool, escolhido o melhor vinho por um confrade e o segundo melhor por outros tres.

O Campeão da noite, foi o Arbois Trois Cepages 2012, produzido pelo Domaine du Pelican na região de Arbois, com 12.5% de alcool. Este vinho foi esolhido o melhor vinho por tres confrades e o segundo melhor por outros dois.



Vejam os resultados completos abaixo.


Não se esquecam que no dia 19/Abril, uma 3ª feira, degustaremos vinhos da denominação Rosso de Montacino.. Até lá....

Não percam a próxima degustação.


Vinhos do Jura, França

Jura é a menor região vinícola da França, situada em torno das cidades de Arbois e Lons-Le-Saunier, ao sul da Alsace, entre a Borgonha e a Suíça, também próxima à fronteira com a Alemanha.
A região vinícola do Jura possui as seguintes sub-regiões: Arbois  (AOC), Château-Chalon  (AOC), Côtes du Jura  (AOC), Crémant du Jura  (AOC) e L’Étoile  (AOC)

É interessante lembrar que no Jura são feitos dois tipos de vinhos mundialmente famosos.
Um deles, que por seu custo elevado tende a desaparecer, é o Vin de Paille (vinho de palha), feito com uvas colocadas para secar em estrados de palha ou madeira em quartos bem ventilados, no mínimo por dois meses, de modo a hiper-amadurecê-las e melhorar o corpo e a longevidade do vinho.
O outro é o Vin Jaune (vinho amarelo), de uvas Savagnin, colhidas tardiamente e vinificadas com a técnica normal para vinho branco. O vinho obtido é amadurecido de seis a oito anos em tonéis de carvalho parcialmente cheios, ocorrendo a formação de uma película de microorganismos aeróbicos na superfície do vinho (semelhante à flor do Jerez), a qual que lhe confere cor amarela e o aroma de nozes e o torna resistente ao envelhecimento muito prolongado (até mais de um século!).
Variedades Tintas:         Produz vinhos tintos de Pinot Noir (ou Gros Noiren), Trousseau, Ploussard (ou Poulsard), frutados e florais, mas com taninos que dão um corpo suficiente para o envelhecimento.
Os rosés, feitos com as mesmas uvas tintas, principalmente a Ploussard, podem ser considerados pseudo-tintos (tintos com pouca cor e menos tanino), vinificados quase como os tintos e possuem boa capacidade de envelhecimento.
Variedades Brancas:      São elaborados com uvas Chardonnay (ou Melon d’Arbois ou Gamay Blanc), Savagnin (ou Naturé) e Pinot Blanc. São geralmente secos, elegantes, com nuances de nozes.
Nesta região também se produz um Crémant du Jura, espumante elaborado pelo método Tradicional.
Fonte: Academia do Vinho – www.academiadovinho.com.br