No último dia 21 de julho, realizamos mais uma degustação no Rosmarino, com a presença de 9 confrades, e 5 exemplares de Brunello di Montalcino com pelo menos 10 anos, o vinho mais novo era da safra 2001, e o mais antigo da de 1999. O menu e a harmonização estavam excelentes, sempre a cargo do nosso confrade Paulo Sampaio.
Os vinhos harmonizaram muito bem com o menu escolhido..
Couvert: Pães especiais da casa, chèvre al huille, relish de pepino e manteiga
Entrada: Crostini di Fegatini
Primeiro prato: Risotto de Funghi Porcini
Prato principal: Brasato com polenta
Sobremesas: Creme brulée ao limão siciliano, tarte tatin com sorvete de canela, torta de nozes e mel com sorvete de creme, sorvete de coco com baba de moça ou terrine de frutas frescas.
O ambiente, a comida e o serviço, como sempre, estavam excelentes..
Como mencionado acima, a degustação contou com cinco vinhos, com níveis alcoólicos variando entre 13.5% e 14%.
A seguir uma breve descrição dos vinhos degustados:
Fontevino 2001
Produtor: Camigliano
País/Região: Italia/Toscana
Graduação alcoolica: 13.5%
La Casa 2000
Produtor: Caparzo
País/Região: Italia/Toscana
Graduação alcoolica: 13.5%
Vigna del Paretaio 1999
Produtor: Talenti
País/Região: Italia/Toscana
Graduação alcoolica: 14%
Villa Poggio Salvi 1999
Produtor: Biondi Santi
País/Região: Italia/Toscana
Graduação alcoolica: 13.5%
Sugarille 2000
Produtor: Pieve Santa Restituta/Angelo Gaja
País/Região: Italia/Toscana
Graduação alcoolica: 14%
Vinhos Degustados
Os Brunellos são Produzidos com 100% da uva Sangiovese Grosso, com um rendimento máximo de 80 quintais por hectare e a produção por videira é limitada a 2,7 quilos. O envelhecimento em madeira mínimo obrigatório é de dois anos em barricas de carvalho e em garrafas por no mínimo mais 4 meses. O grau alcoólico mínimo natural das uvas é de 12%.
Além de vinificação, todas as operações que envolvam a preservação e engarrafamento do vinho, bem como o seu engarrafamento deve ser realizado dentro da zona de produção. Antes do engarrafamento, o vinho "certificado para se tornar Brunello di Montalcino DOCG" tem que se submeter exames químicos e aprovação de uma degustação.
Os resultados do nosso painel se mostraram muito equilibrados, com uma dispersão de notas na média aparada de apenas 1,9 pontos (de 89,8 a 91,6). O vinho que ficou em último lugar foi o Villa Poggio Salvi, um dos mais antigos, safra 1999, produzido pelo Biondi Santi, que foi escolhido o pior vinho por 4 confrades e o segundo pior por outros tres.
O segundo melhor vinho do painel, foi o La Casa 2000, considerado o melhor vinho por tres confrades e o segundo melhor por outros dois.
O Campeão da noite, foi o Sugarille 2000, produzido por Angelo Gaja, que ficou em primeiro lugar para quatro confrades e em segundo para outros tres. Este excelente vinho recebeu 92 pontos da Wine Advocate.
Vejam os resultados completos abaixo.
Não se esquecam que o nosso próximo encontro será no dia 18 de Agosto, quando degustaremos os Icones do Mundo. Até lá....
Não percam esta grande degustação.