domingo, 20 de fevereiro de 2011

Sauvignon Blanc (N.Zelandia vs Chile)


No último dia 17, 5ª feira, estivemos no Rosmarino, para mais uma grande degustação. Com a presença de 8 confrades e a contribuição do nosso confrade João Paulo que apesar de não ter podido comparecer nos enviou o seu vinho, degustamos nove exemplares de Sauvignon Blanc, sendo 5 Neo Zelandeses e 4 Chilenos. O menu, como de costume, escolhido pelo nosso confrade Paulo Sampaio estava excelente.

Os vinhos harmonizaram de forma excepcional com o menu escolhido..

Couvert: Bruscheta de Tomate, pães especiais da casa, chèvre al huille, relish de pepino e manteiga

Entrada: Salmon com sour cream e pimenta rosa.

Prato principal: Anchova negra na manteiga, vinho branco, alcaparras e azeitonas verdes.

Sobremesas: Creme brulée ao limão siciliano, tarte tatin com sorvete de canela, torta de nozes e mel com sorvete de creme, sorvete de coco com baba de moça ou terrine de frutas frescas.

O ambiente, a comida e o serviço, acima de tudo, estavam excelentes, como de costume.

Como dito acima, a degustação contou com nove vinhos, sendo que cinco deles Neo Zelandeses e quatro Chilenos, com níveis alcoólicos variando entre 13 e 14%, sendo que a grande maioria apresentou 13,5%.










A seguir uma breve descrição dos vinhos degustados:

Terrunyo 2006      
Produtor: Concha y Toro  
País/Região: Chile/Casablanca    
Graduação alcoolica: 13.5%        
         
Cipreses 2009       
Produtor: Casa Marin        
País/Região: Chile/San Antonio  
Graduação alcoolica: 13.5%        
         
Nautilus 2006        
Produtor: Nautilus Estate  
País/Região: Nova Zelandia/Malborough
Graduação alcoolica: 13.5%        
         
Laurel 2005 
Produtor: Casa Marin        
País/Região: Chile/San Antonio  
Graduação alcoolica: 14% 
         
Jane Hunter 2009 
Produtor: Hunter's  
País/Região: Nova Zelandia/Malborough
Graduação alcoolica: 13.5%        
         
Framingham 2008 
Produtor: Framingham      
País/Região: Nova Zelandia/Malborough
Graduação alcoolica: 13% 
         
The Infame Goose 2009  
Produtor: Wild Rock        
País/Região: Nova Zelandia/Malborough
Graduação alcoolica: 13.5%        
         
Terrunyo 2006      
Produtor: Concha y Toro  
País/Região: Chile/Casablanca    
Graduação alcoolica: 13.5%        
         
Paretai 2006         
Produtor: Matua     
País/Região: Nova Zelandia/Malborough
Graduação alcoolica: 13.5%        

O vinho mais antigo foi o Laurel 2005 da Casa Marin, que  apesar do maior teor alcoolico já apresentava uma acidez mais reduzida em função da idade. Alem deste, tivemos 4 vinhos da safra 2006, um da safra 2008 e tres da safra 2009.

Vinhos degustados










Os Sauvignon Blanc são vinhos com personalidade forte, bastante secos e com excelente acidez. Os sabores e aromas encontrados com maior freqüência são os herbáceos e minerais, apesar de apresentarem tambem algo floral e frutado, menos intenso. Os vinhos degustados estavam muito agradáveis de ser bebidos.

O painel apresentou resultados bastante consistentes, entretanto em função de dois confrades terem trazido o mesmo vinho, o Terrunyo 2006, tivemos uma divergência entre as duas garrafas degustadas às cegas, uma em primeiro lugar e a outra em oitavo. A garrafa degustada no início, ficou em terceiro lugar e a outra em último lugar. A segunda amostra foi selecionada como o pior vinho por 3 confrades, ao contrario da anterior que foi escolhida o melhor e o segundo melhor por dois outros confrades.

O segundo melhor vinho do painel, empatado com o primeiro em pontos, foi o Nautilus 2006, considerado o melhor vinho por dois confrades e o segundo melhor por outros dois.

O Campeão da noite, foi um excelente Neo Zelandes, o The Infame Goose 2009, importado pela Decanter, que ficou em primeiro lugar para três confrades e em segundo para outros dois.









Vejam os resultados completos abaixo.












O nosso próximo encontro será no dia 17 de Março, quando degustaremos Rioja Gran Reserva com mais de 8 anos. Até lá....




2 comentários:

  1. Eu me programei para levar o Nautilus. Pensei que ainda tivesse uma garrafa na adega, pois esse SB é um dos meus preferidos na faixa de R$ 100. A decepção foi ver que eu não tinha mais nada dele na adega.

    A segunda decepção foi não conseguir comprar na Expand, que importa (ou importava) esse vinho. Fiquei surpreso ao notar, no dia da degustação, que um confrade havia levado o Nautilus. Mas fiquei meio chateado, pois eu queria que fosse o meu vinho... Egoismos à parte, não deu outra. Foi o meu primeiro colocado! Não adianta, paixão antiga é assim...

    A maior surpresa ficou para os vinhos da Casa Marin. São excelentes, mas não se saíram tão bem. Um deles era 2006, o que pode ter contribuído para o resultado mediano. Ainda acho o Cipreses o melhor SB da América do Sul, independentemente da faixa de preço.

    Bela degustação. Ótimos vinhos. E, mais uma vez, o Joubert com vinhos da Decanter, se destacando e levando a noite. Aliás, a Decanter é uma boa importadora, para dizer o mínimo e não fazer propaganda escancarada...

    ResponderExcluir