segunda-feira, 21 de março de 2011

Rioja Gran Reserva, com mais de 8 anos


Na última 5ª feira, dia 17 de março, fizemos mais uma degustação no Rosmarino, com a presença de apenas 5 confrades, degustamos seis otimos exemplares de Rioja Gran Reserva, com mais de 8 anos. O menu escolhido pelo nosso confrade Paulo Sampaio, como normalmente, estava excelente.

Os vinhos harmonizaram de forma excepcional com o menu escolhido..

Couvert: Pães especiais da casa, chèvre al huille, relish de pepino e manteiga.

Entrada: Mini-salada.

Primeiro Prato: Risoto à milanesa e funghi porcini.

Prato Principal: Guisado de cordeiro com polenta mole.

Sobremesas: Creme brulée ao limão siciliano, tarte tatin com sorvete de canela, torta de nozes e mel com sorvete de creme, sorvete de coco com baba de moça ou terrine de frutas frescas.

O ambiente, a comida e o serviço, como de costume, estavam excelentes..

Como dito acima, a degustação contou com seis vinhos, apesar de um repetido, com níveis alcoólicos variando entre 13 e 14%.


A seguir uma breve descrição dos vinhos degustados:

Faustino Gran Reserva 1994
Produtor: Bodegas Faustino
País/Região: Espanha/Rioja
Graduação alcoolica: 13%

Castillo Ygay Gran Reserva 2001
Produtor: Marques de Murrieta
País/Região: Espanha/Rioja
Graduação alcoolica: 14%

Campillo Gran Reserva 1995
Produtor: Bodegas Campillo
País/Região: Espanha/Rioja
Graduação alcoolica: 13.5%

Izadi Seleccion Reserva 2001
Produtor: Viña Villabuena
País/Região: Espanha/Rioja
Graduação alcoolica: 13.7%

Campillo Gran Reserva 1995
Produtor: Bodegas Campillo
País/Região: Espanha/Rioja
Graduação alcoolica: 13.5%

Gran Reserva 904 1997
Produtor: La Rioja Alta
País/Região: Espanha/Rioja
Graduação alcoolica: 13%

O vinho mais antigo foi o Faustino Gran Reserva 1994 da Bodegas Faustino, que apresentou uma cor vermelha rubi, com toques atijolados, uma excelente acidez, porem com uma persistência não muito longa. Alem deste, tivemos 2 vinhos da safra 1995, um da safra 1997 e dois da safra 2001, sendo que um era apenas Reserva.

Vinhos degustados


Os vinhos Gran Reserva de Rioja, são vinhos de grandes safras, envelhecidos pelo menos dois anos em barril de carvalho e três em garrafa. Rioja foi a primeira região vinícola espanhola a adotar as tipificações Crianza, Reserva e Gran Reserva. As castas utilizadas em Rioja, são normalmente, Garnacha, Graciano, Mazuelo e Tempranillo

Os Rioja Gran Reserva com mais de 8 anos de evolução, são vinhos que apesar da idade ainda apresentam grande potencial de envelhecimento, pois ainda possuem excelente acidez. Os aromas dos vinhos mais evoluidos estava ótimo, apresentado toques balsâmicos, couro e mentolado, entre outros. Os vinhos degustados estavam muito agradáveis de ser bebidos.

O painel apresentou resultados bastante interessantes, entretanto o vinho Castillo Ygay Gran Reserva 2001, decepcionou os confrades, tendo ficado em último lugar. No nariz, apresentou baixa complexidade aromática, alem de um aroma algo desagradável de acetona. Foi escolhido o pior vinho por 3 dos 5 confrades presentes.

O segundo melhor vinho do painel, foi o Gran Reserva 904 1997, considerado o melhor vinho por dois confrades e o segundo melhor por outros dois.

O Campeão da noite, foi um Rioja Reserva, o Izadi Seleccion Reserva 2001, importado pela Peninsula, que ficou em primeiro lugar para três confrades.

Vejam os resultados completos abaixo.

Em função do feriado, o nosso próximo encontro será no dia 14 de Abril, quando degustaremos Douro Reserva. Até lá....




Nenhum comentário:

Postar um comentário