domingo, 19 de junho de 2011

Bordeaux: Margem direita vs Esquerda

Na última 5ª feira, dia 16 de junho, realizamos mais uma degustação no Rosmarino, com a presença de 8 confrades, e 8 exemplares de Bordeaux, sendo 4 da margem direita e 4 da margem esquerda, o vinho mais novo era da safra 2006, e o mais antigo da de 1997. O menu estava ótimo, e como de costume foi escolhido pelo nosso confrade Paulo Sampaio.

Os vinhos harmonizaram muito bem com o menu escolhido..

Couvert: Pães especiais da casa, chèvre al huille, relish de pepino e manteiga

Entrada: Vol au vent de palmito

Primeiro prato: Fetuccine fresco com porcini

Prato principal: Magret de pato com amarenas e couscous marroquino com cogumelos

Sobremesas: Creme brulée ao limão siciliano, tarte tatin com sorvete de canela, torta de nozes e mel com sorvete de creme, sorvete de coco com baba de moça ou terrine de frutas frescas.

O ambiente, a comida e o serviço, como sempre, estavam excelentes..

Como mencionado acima, a degustação contou com oito vinhos, com níveis alcoólicos variando entre 12.5% e 13.5%.











A seguir uma breve descrição dos vinhos degustados:

Chateau Pontet-Canet 2001
Produtor: Ch. Pontet Canet
País/Região: França/Pauillac
Graduação alcoolica: 13%

Chateau Brane Cantenac 2004
Produtor: Henri Lurton
País/Região: França/Margaux
Graduação alcoolica: 13%

Chateau Leoville-Poyferre 2005
Produtor: Ch. Leoville Poyferre
País/Região: França/Saint Julien
Graduação alcoolica: 13.5%

Chateau La Croix du Casse 2005
Produtor: Ch. La Croix du Casse
País/Região: França/Pomerol
Graduação alcoolica: 13.5%

Chateau Figeac 2006
Produtor: Chateau Figeac
País/Região: França/Saint Emilion
Graduação alcoolica: 13.5%

Chateau Bonalgue 1997
Produtor: P. Bourotte
País/Região: França/Pomerol
Graduação alcoolica: 12.5%

La Dame de Montrose 2006
Produtor: Chateau Montrose
País/Região: França/Saint Estephe
Graduação alcoolica: 13%

Sanctus 1998
Produtor: Chateau Bienfaisance
País/Região: França/Saint Emilion
Graduação alcoolica: 12.5%

O vinho mais antigo foi o Chateau Bonalgue 1997, que infelizmente não estava bom para ser bebido, por estar turvo, com os aromas e sabores bastante prejudicados. O segundo mais velho, o Sanctus 1998, apresentou com uma cor rubi com bordas ligeiramente atijoladas e claros sinais de evolução. Alem destes, tivemos um vinho safra 2001, um outro safra 2004, dois da 2005 e dois da safra 2006.

Vinhos degustados











Em Bordeaux se produzem vinhos com uvas chamadas nativas, ou autóctones, sendo que as principais são: Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc para os vinhos tintos e Sauvignon Blanc, Sémillon e Muscadelle para os brancos. Entretanto, o que faz a excelência dos vinhos de Bordeaux, além da qualidade de suas uvas, são os cortes ou assemblages. O corte é feito para garantir harmonia, complexidade, equilíbrio e qualidade ao vinho: é a mistura de uvas provenientes de diferentes terrenos e também de uvas diferentes (Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc) em proporções estudadas. Este é o chamado corte bordalês: Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc (às vezes também Petit Verdot) em proporções combinadas com talento e arte pelo winemaker. *

A margem esquerda, o império da Cabernet Sauvignon, é onde se encontram terras fantásticas para o cultivo da Cabernet Sauvignon. É o império desta cepa, embora também Merlot e Cabernet Franc sejam ali plantadas. A margem direita, o império da Merlot, é onde se encontram Saint-Émilion com as vilas de Pomerol e Fronsac que produzem belíssimos vinhos à base de Merlot com Cabernet Franc. *

Degustamos vinhos das das margens esquerda e direita, sendo que os tres primeiros lugares ficaram com a margem esquerda.

Os resultados do painel se mostraram muito equilibrados, com uma dispersão de notas na média aparada de apenas 2,8 pontos (de 88,0 a 90,8). O vinho mais antigo, o Chateau Bonalgue 1997, não foi classificado por estar estragado. O vinho que ficou em sétimo lugar foi o mais jovem do painel, safra 2006, La Dame de Montrose, escolhido o pior vinho por 3 confrades e o segundo pior por outros dois.

O segundo melhor vinho do painel, foi o Chateau Pontet-Canet 2001, considerado o melhor vinho por tres confrades e o segundo melhor por outros dois.

O Campeão da noite, foi o Chateau Brane Cantenac, que ficou em primeiro lugar para tres confrades e em segundo para outros quatro. Este excelente vinho recebeu 90 pontos da Wine Advocate.








Vejam os resultados completos abaixo.











Não se esquecam que o nosso próximo encontro será no dia 21 de Julho, quando degustaremos Brunello di Montalcino com mais de 10 anos. Até lá....

* Fonte: ABC do Vinho, Silvia Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário