domingo, 21 de agosto de 2011

Ícones


No último dia 18 de agosto, realizamos uma fantástica degustação na Vinheria Percussi, com a presença de 9 confrades, e 6 grandes vinhos, das safras 2004, 2005 e 2006, representando diversas regiões do mundo: França, Itália, Espanha, Chile, Austrália e Estados Unidos. O menu criado por Silvia Percussi e a harmonização estavam excelentes, desta vez contamos com a colaboração do nosso confrade Alessandro Tommasi na organização do evento.

Os vinhos harmonizaram muito bem com o menu escolhido..

Per Cominciare: Arancini, Bruschette e Crostini & Polenta pasticciata al brie

Primo Piato: Mezzelune di brie al prosecco e funghi

Secondo: Agnello con legumi e patate ou Tagliata di manzo al Pepe Nero con legumi e patate

Dessert: Frutta fresca e scelta, Contrasto tra frutti di bosco e cioccolato bianco ou Tiramisù.

O ambiente, a comida e o serviço, estavam excelentes..

Como mencionado acima, a degustação contou com seis vinhos, com níveis alcoólicos variando entre 13% e 14.5%.

 
A seguir uma breve descrição dos vinhos degustados:

Grange 2004
Produtor: Penfolds
País/Região: Australia/Barossa Valley/South Australia
Graduação alcoolica: 14.5%

Unico 1991,94,95
Produtor: Vega Sicilia
País/Região: Espanha/Ribera del Duero
Graduação alcoolica: 14%

Almaviva 2006
Produtor: Almaviva
País/Região: Chile/Puente Alto
Graduação alcoolica: 14.5%

Sassicaia 2005
Produtor: Tenuta San Guido
País/Região: Italia/Toscana/Bolgueri
Graduação alcoolica: 13.5%

Opus One 2006
Produtor: Opus One
País/Região: USA/Napa
Graduação alcoolica: 14.4%

Contesse de Lalande 2004
Produtor: Chateau Pichon Longeville
País/Região: França/Bordeaux/Pauillac
Graduação alcoolica: 13%

Vinhos degustados


Os vinhos escolhidos para esta degustação são vinhos consagrados internacionalmente, e com sua qualidade reconhecida ao redor do mundo. Escolhemos representantes de diversas regiões, cada um deles considerado um ícone no mundo do vinho:

Grange: produzido a partir da uva Shiraz (Syrah), apresenta geralmente uma pequena porcentagem de Cabernet Sauvignon. É amplamente considerado um first growth australiano e um de seus vinhos mais importantes.
Unico: vinho considerado o signature wine da Vega Sicilia, produzido a partir de uvas colhidas de algumas das mais antigas vinhas disponíveis. Normalmente apresenta 80% de Tempranillo e aproximadamente 20% de Cabernet Sauvignon.
Almaviva: Almaviva é fruto da joint venture entre a Baron Philippe de Rothschild e a Viña Concha y Toro. Um corte bordalês, produzido a partir do blend de 63% de Cabernet Sauvignon, 26% de Carmenère, 9% de Cabernet Franc and 2% de Merlot, o Almaviva é o único vinho não-Bordeaux que os famosos negociantes franceses comercializam ao lado dos grandes vinhos produzidos pelos châteaux franceses.
Sassicaia: produzido pela Tenuta San Guido em Bolgheri, na Toscana, é conhecido como um Super Toscano. Composto por 85% Cabernet Sauvignon e 15% de Cabernet Franc, é considerado um dos principais vinhos tintos estilo Bordeaux da Itália.
Opus One: produzido na California, na região de Napa Valley, pela vinicola com o mesmo nome, é resultado da parceria entre o Château Mouton Rothschild e Robert Mondavi. O vinho é produzido a partir de um blend de 77% de Cabernet Sauvignon, 12% de Merlot, 5% de Cabernet Franc 5%, 3% de Petit Verdot e 3% de Malbec.
Contesse de Lalande: Pauillac é talvez a melhor denominação de Bordeaux com três premiers grands crus classés de 5 e 18 grand crus classés no total. Os grandes chateaux de Pauillac são: Château Lafite, Château Latour e Château Mouton-Rothschild.
Vizinho do Château Latour, o second growth Pichon Longueville Comtesse de Lalande está localizado na parte sul de Pauillac, perto de Saint-Julien. O vinho é produzido a partir de um blend de 53% de Cabernet Sauvignon, 36% de Merlot, 4% de Cabernet Franc e 7% de Petit Verdot.

Os resultados do nosso painel se mostraram relativamente equilibrados, com uma dispersão de notas na média aparada de 3,2 pontos (de 90,2 a 93,4). O vinho que ficou em último lugar foi o Contesse de Lalande 2004 produzido pelo Chateau Pichon Longeville em Pauillac na região de Bordeaux, que foi escolhido o pior vinho por 5 confrades.
O segundo melhor vinho do painel, foi o Opus One 2006, fruto da parceria entre o Château Mouton Rothschild e Robert Mondavi, na região de Napa Valley na California, considerado o melhor vinho por dois confrades e o segundo melhor por outros tres.
O Campeão da noite, foi o Grange 2004, produzido pela vinicola Penfolds em Barossa Valley no Sul da Australia, que ficou em primeiro lugar para quatro confrades e em segundo para outros dois. Este excelente vinho recebeu 99 pontos da Wine Advocate.


Vejam os resultados completos abaixo.


Não se esquecam que o nosso próximo encontro será no dia 15 de Setembro, quando degustaremos Barolos. Até lá....

Não percam esta grande degustação.

Um comentário:

  1. Eu gosto bastante do Opus One, especialmente essa safra, mas tenho de admitir que o Grange é um BAITA vinho. Me surpreendeu. O sassicaia foi o único europeu que, na minha opinião, conseguiu entrar na briga. Na verdade, talvez tenhamos comparado chá com café ao colocar vinhos do Novo Mundo no mesmo painel de vinhos europeus... Mas valeu pela brincadeira.

    ResponderExcluir