sábado, 21 de agosto de 2010

Amarone della Valpolicella

Na última 5ª feira, estivemos na Osteria del Pettirosso, na Alameda Lorena, para uma excelente degustação de Amarone della Valpolicella, normalmente conhecido como Amarone. O menu degustação estava excelente, e os vinhos indescritíveis.


O menu, proposto pelo chef Marco Renzetti e selecionado pelo nosso confrade Alberto, harmonizou muito bem com os alcoólicos Amarones.


Antipasti

Fonduta di formaggi alpini (asiago, montasio e taleggio) su crostone di pane casereccio


Risotti

All'amarone


Primi piatti

Tonnarelli cacio e pepe (pecorino e pimenta do reino)


Secondi piatti

A escolher, entre: (i) carre d'agnello alla scottadito (costeletas de cordeiro temperadas com pimenta e alecrim e grelhadas, servidas com pure de cebola); ou (ii) polenta con le quaglie (polenta cremosa e codorna assada)


Sobremesas

a escolher conforme o cardápio

A comida e o local, estavam muito bons.


A degustação contou com sete vinhos, sendo seis Amarones e um Ripasso, que tambem foi utilizado na confecção do risoto, com níveis alcoólicos variando entre 14 e 16%. A seguir uma breve descrição dos vinhos degustados:



Campo Casalin 2004

Produtor: I Castei

País/Região: Italia/Veneto

Graduação alcoolica: 15.5%


Villa Erbice Vigneto Tremenel 2003

Produtor: Villa Erbice

País/Região: Italia/Veneto

Graduação alcoolica: 16%


Bertani 2001

Produtor: Casa Bertani

País/Região: Italia/Veneto

Graduação alcoolica: 15%


Villa Rizzardi 2003

Produtor: Guerrieri Rizzardi

País/Região: Italia/Veneto

Graduação alcoolica: 15.5%


Masi Costasera Riserva 2003

Produtor: Masi

País/Região: Italia/Veneto

Graduação alcoolica: 15.5%


Bosan 2001

Produtor: Cesari

País/Região: Italia/Veneto

Graduação alcoolica: 15.5%


Ripasso Bosan 2006

Produtor: Cesari

País/Região: Italia/Veneto

Graduação alcoolica: 14%

Vinhos degustados




Os vinhos degustados estavam excelentes. O painel apresentou um nível bastante equilibrado, com amarones das safras 2001 (boa), 2003 (muito boa) e 2004 (excelente). Incrivelemente, o vinho que ficou em último lugar foi o Bertani 2001. O excelente Ripasso Bosan 2006, introduzido na degustação com coelho, ficou em 6º lugar. Para quem não se lembra, os Amarones são produzidos a partir das seguintes variedades de uvas: Corvina (40,0% - 70,0%), Rondinella (20,0% - 40,0%) e Molinara (5,0% - 25,0% ).

O Campeão da noite, foi o Cesari Bosan Amarone della Valpolicella 2001, que apresentou aromas frutados e tostados, complexidade e elegância, alem de taninos finos e ótima acidez, escolhido o melhor vinho por quatro confrades e o segundo melhor por mais um.



Vejam os resultados completos abaixo.



No nosso próximo encontro, no dia 16 de Setembro, degustaremos vinhos Top da América do Sul. Até lá....


2 comentários:

  1. Antes de mais nada, tenho de dizer que essa degustação foi uma das que mais gostei em minha "carreira de enófilo". Primeiro, porque sou fã dos Amarone. Segundo, porque esse painel estava especial.

    A classificação final, para mim, correspondeu plenamente ao que eu esperava. Encabeçaram a lista os Amarone com estilo tradicional, com boa fruta passificada e sem excessos de madeira, tostado, baunilha e, como já percebi em alguns mais modernosos, coco!

    O Campo Casalin foi, em duas degustações bem diferentes, o melhor para mim, de longe. Já o Rizzardi sempre está entre os que classifico melhor - foi meu primeiro Amarone, e o primeiro a gente nunca esquece.

    Já o Bosan é uma grata novidade, talvez menos tradicional, mas sem muita maquiagem. O Ripasso dessa casa é o melhor que já bebi e, como eu previ, ficou na frente de Amarone para alguns confrades, incluindo a mim.

    A decepção, mais uma vez, foi o Bertani. Esta é a segunda degustação em que ele fica em último. Provei o 1968, que já estava morrendo, e o dessa noite, que estava meio fechado, com excesso de "borracha", muito sem graça.

    O Villa Erbice também não me encanta, pois traz muito "verde", o que acho meio enjoativo. O Masi Riserva se mostrou bem superior ao "normal" e conquistou uma boa colocação, tanto para mim quanto para o grupo.

    É interessante participar de uma sequência de degustações com o mesmo tema, como aconteceu comigo. Esse foi o terceiro bom painel de Amarone nos úlimos 3 meses e, para a minha satisfação, houve coerência total no julgamento que fiz nessas três oportunidades. Inclusive já elegi meu novo queridinho: o Campo Casalin, que não mais faltará na minha adega, sempre ao lado do Bosan e do Rizzardi!

    ResponderExcluir
  2. Caros, ontem paguei R$ 129,90 na garrafa do Amarone Bosan 2000. Sorte incrível, pois era a única garrafa ainda disponível no Zaffari! O preço normal desse vinho está na casa dos R$ 450. Já vi por mais. Dia de sorte!

    ResponderExcluir