sábado, 28 de agosto de 2010

As regiões vinícolas do Chile

O Chile tem um clima maravilhoso para o cultivo de uvas viniferas. Localizado, a oeste dos Andes, o clima do Chile varia entre o calor do árido deserto montanhoso e rochoso ao norte e o frio intenso da gelada região Antártica ao sul. Os vinhedos do Chile florescem nos quentes vales férteis, que estão entre as duas áreas. A viticultura foi desenvolvida no Chile, durante séculos, e há uma grande variedade de castas plantadas, incluindo a Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay e muitas outras. Muitas das uvas que se acreditava serem Merlot foram recentemente definidas como sendo Carmenère, uma variedade de Bordeaux pouquíssimo plantada .



Muitos dos vinhedos chilenos estão situados numa bacia fértil, tendo a Cordilheira dos Andes de um lado, e do outro, uma baixa cadeia de montanhas ao longo da costa, que corre desde cerca de 50 quilômetros ao norte da capital Santiago, até 250 quilômetros ao sul da cidade. Nos arredores de Santiago, onde muitas das vinhas estão concentradas, a precipitação é muito baixa e as neves derretidas do Andes fornecem importantes águas de irrigação. As temperaturas são limitadas pelas montanhas e pelas águas frias do Oceano Pacífico e mesmo no verão, raramente se elevam acima de 35 °C. Os vinhedos estão localizados no Vale Central, um platô, delimitado por duas cadeias de montanhas e atravessado pelos rios Maipo, Maule, Aconcagua, e outros.

As regiões vinícolas do Chile incluem algumas sub-regiões. A região mais ao norte é o Aconcágua, e devido à sua localização, é região mais quente do Chile. O clima quente e seco significa que existem algumas vinicolas notáveis aqui. Na região intermediária Panquehue, as condições são melhores, e são produzidos alguns vinhos interessante. Mais próximo da costa é uma das regiões mais frias, Casablanca, onde grandes plantações de castas brancas, como Chardonnay e Sauvignon Blanc são cultivadas.

O Vale Central, onde se produz a grande maioria dos vinhos, é composto por quatro sub-regiões principais. Estas são as regiões vinícolas dos vales de Maipo, Rapel, Curicó e Maule, cada qual tem rios que correm dos Andes para o oceano. Maipo é a região vitivinícola mais antiga do Chile. Cabernet Sauvignon e outras variedades de vinho tinto são favorecidos por essas sub-regiões. Maipo produz alguns vinhos muito bons. Ao sul de Maipo, encontramos Rapel, dividida nas sub-regiões de Cachapoal e Colchagua. Há alguns vinhos de interesse produzidos aqui, e também mais ao sul em Maule. O vale de Maule é tambem subdividido, sendo que a região mais importante é Curicó, que inclui Lontué. Perto está Chimbarongo, que produz alguns dos vinhos Pinot Noir mais atraentes.

Fonte: www.wineweb.com

Um comentário:

  1. Chimbarongo não é uma sub-região de Colchágua, que por sua vez é um sub-vale do Vale do Rapel,como registra Larousse do Vinho, Brasil, 2004?

    ResponderExcluir