Riesling é uma casta de uva branca que se originou na região do Reno na Alemanha. É uma variedade aromática exibindo aromas florais, quase perfumado, com acidez elevada. É usada para fazer vinhos brancos secos, semi-doces, doces e espumantes. Os vinhos Riesling são geralmente varietais e raramente passam por carvalho. Em 2004, a Riesling foi estimada como a 20ª variedade mais cultivada no mundo, com 48.700 hectares, e tendência de crescimento, mas em termos de importância para os vinhos brancos de qualidade, é geralmente incluída entre as tres mais importantes, juntamente com Chardonnay e Sauvignon Blanc. A Riesling é uma variedade que é altamente influênciada pelo terroir, significando que o carácter dos vinhos Riesling é claramente influenciado pelo lugar do vinho de origem.
Em 2006, a Riesling foi a variedade mais cultivada na Alemanha, com 20,8% e 21.197 hectares, e na região francesa da Alsácia, com 21,9% e 3.350 hectares. Há também significativas plantações de Riesling, na Áustria, Luxemburgo, norte da Itália, Austrália, Nova Zelândia, Finger Lakes, EUA, Canadá, África do Sul, China e Ucrânia. Nos países onde é cultivada, a Riesling é mais comumente cultivadas em regiões e localidades mais frias.
Fonte: Wikipedia
Vale destacar a mineralidade dos vinhos produzidos a partir dessa uva, que muitas vezes chegam a lembrar pedra de isqueiro. Tanto a Alemanha quanto a França, mais especificamente a Alsacia, são conhecidas por produzir bons vinhos a partir da riesling.
ResponderExcluirNa lista de países do texto, não é citado o Chile, pois a produção é pequena. Porém, surpreendente...
ResponderExcluir