domingo, 27 de junho de 2010

Catalunha - Denominación de Origen

A Espanha, detentora da maior área cultivada em vinhedos no planeta é, sem dúvida, um país de grande tradição vinícola e possui inúmeros vinhos de alta qualidade.

Existem hoje na Espanha 54 regiões DOs (Denominación de Origen), e boa parte delas têm seus vinhos consumidos localmente ou exportados em pequenas quantidades.

Apresentarei aqui as DOs localizadas na região da Catalunha, alem das principais uvas utilizadas nas regiões.

Antes porém, vale a pena rever as classificações dos vinhos espanhois, classificados em três níveis de qualidade:
  1. Vino de mesa - vinho inferior, cuja produção pode ser feita em qualquer região do país, e que não se enquadra na categoria Denominación de Origen (DO).
  2. Vino de la Tierra - vinho de mesa um pouco mais diferenciado, produzido em região vinícola tradicional do país (Andalucía, Castilla-La Mancha, etc.), e que não se enquadra na categoria DO
  3. Vino de Denominación de Origen (DO) - vinho de qualidade, produzido em região delimitada e sujeito a severas regras que regulam as características do solo, os tipos de uvas utilizadas, o método de vinificação, o teor alcoólico, o tempo de envelhecimento, etc. equivale a AOC francesa e à DOC italiana.
Outras categorias
Existem categorias baseadas no tempo de envelhecimento dos vinhos que foram utilizadas inicialmente pela região de Rioja, e são adotadas na maioria das DOs:
  • Vino joven ou Vino Sin Crianza ou Vino del Año - Vinho jovem, um pouco envelhecido, mas não o suficiente para ser considerado "crianza".
  • Vino Crianza - Vinho (tinto, branco ou rosé) de melhor qualidade, envelhecido pelo tempo mínimo de 2 anos, dos quais pelo menos 12 meses em barril de carvalho para os vinhos tintos e 6 meses em barril de carvalho para os brancos e rosados.
  • Vino Reserva - Vinho superior feito nas melhores safras. Os tintos devem ser envelhecidos pelo tempo mínimo de 3 anos, dos quais pelo menos 1 ano em barril de carvalho, enquanto os brancos e rosés podem envelhecer apenas 2 anos, dos quais 6 meses em carvalho.
  • Vino Gran Reserva - Vinho superior feito nas safras excepcionais. Os tintos devem envelhecer pelo tempo mínimo de 5 anos, dos quais pelo menos 2 anos em barril de carvalho. Os vinhos brancos e rosés podem envelhecer apenas 4 anos, dos quais 6 meses em carvalho.
Existem ainda outras categorias, tais como:
  • Vino de aguja - vinho branco frisante
  • Vino de licor (generoso) - vinho doce, de sobremesa, fortificado (que sofre adição de aguardente vínica)
  • Vino dulce natural - vinho doce não fortificado também ideal para a sobremesa
  • Vino gasificado - vinho tranqüilo (não espumante) elaborado mediante a adição de gás (CO2)
Vinhos da Catalunha - DOs

DO Cava

Esta DO é exclusiva dos melhores vinhos espumantes espanhóis de qualidade. Ela engloba várias áreas no noroeste do país, de Rioja, a oeste de Gerona, ao sul de Valencia, mas a maior parte da produção (+ de 95%) vem da região da Catalunha, principalmente do município de San Sadurní d'Anoia, próximo a Barcelona e a Villafranca de Penedés. Como os outros vinhos espumantes existentes no mundo, as Cavas foram inspiradas no Champagne francês e muitas delas são feitas pelo método "tradicional" ou "champenoise", o mesmo utilizado na elaboração dos Champagnes franceses, com os quais muitas Cavas equivalem-se em qualidade.
As Cavas apresentam versões diferentes, conforme o seu grau de açúcar, podendo classificar-se em:
- Extra-Brut ou Brut-Nature (até 6 g de açúcar/litro)
- Brut (até 15 g/litro)
- Extra-seco (12 a 20 g/litro)
- Seco (17 a 35 g/litro)
- Semi-seco (33 a 50 g/litro)
- Dulce (superior a 50 g/litro).
Com relação à sua elaboração, as Cavas podem ser produzidas por três diferentes métodos:
1. Cava ou método tradicional - é idêntico ao método Champenoise francês, onde o vinho sofre uma segunda fermentação na garrafa com formação de bolhas.
2. De Transferência - difere do anterior pelo fato de que no fim do processo o espumante é transferido para uma nova garrafa.
3. Granvás - equivale ao método francês Charmat, onde o vinho sofre a segunda fermentação em grandes tanques de aço inox pressurizados.
Além das Cavas, a Espanha produz um outro tipo de vinhos espumantes que não devem ser com elas confundidos, pois se tratam de vinhos de qualidade inferior, baratos, que pertencem à categoria vino gasificado e são elaborados mediante a adição do gás CO2 em vinho tranqüilo.
Como os Champagnes, as Cavas são espumantes finos e adequados para serem apreciados puros ou acompanhando os mais diferentes tipos de alimentos, do aperitivo (os tipos secos) à sobremesa (os tipos doces).
Uvas permitidas:
Brancas: Chardonnay, Macabeo (Viura), Malvasía Riojana (Subirat), Parellada e Xarel-lo
Tintas: Garnacha e Monsatrell

DO Alella

Está logo acima de Barcelona nas colinas ao longo do litoral mediterrâneo. Produz, principalmente, vinhos brancos aromáticos, secos ou suaves. Possui também rosés saborosos e tintos frutados, especialmente os varietais à base de Merlot.
Uvas permitidas:
Brancas: Garnacha Blanca, Pansá Blanca, Pansá Rosada e Xarel-lo
Tintas: Cabernet Sauvignon, Garnacha, Garnacha Peluda, Merlot e Ull de Llebre (Tempranillo)

DO Costers del Segre

Está alojada aos pés dos Pirineus, na região da Catatuña, entre Lleida, Tarragona e Barcelona. Produz vinhos brancos, tintos e cavas de qualidade, que são muito semelhantes aos vinhos de Penedés, DO vizinha e mais famosa.
Uvas permitidas:
Brancas: Chardonnay, Garnacha Blanca, Macabeo, Parellada e Xarel-lo
Tintas: Cabernet Sauvignon, Garnacha, Mazuela (Cariñena), Merlot, Monastrell, Trepat e Ull de Llebre (Tempranillo)

DO Empordá-Costa Brava

Situa-se no ponto extremo do nordeste do Mediterrâneo nos Pirineus, fazendo fronteira com a França, perto da cidade de Girona. Os vinhos mais importantes são o Garnatxa d'Empordà, um vinho doce natural, e os rosés frutados, refrescantes e de bela cor, mas produz também tinto de médio corpo.
Uvas permitidas:
Brancas: Chardonnay, Garnacha Blanca e Macabeo
Tintas: Cabernet Sauvignon, Cariñena, Garnacha, Merlot e Ull de Llebre (Tempranillo)

DO Penedés

Situada na costa nordeste do mediterrâneo, entre Barcelona e Tarragona, forma, junto com Rioja, Ribera del Duero, Jeréz e Priorat, o grupo de elite das DOs espanholas. Produz tintos macios de qualidade de uvas nativas e estrangeiras com destaque para a Cabernet Sauvignon. Os brancos são leves e frescos para consumo rápido, mas faz também muitos Chardonnay fermentados em barrica mais estruturados. Produz também bons rosés frutados, muitos dos quais de boa qualidade, competindo com os de Navarra.
Uvas permitidas:
Brancas: Chardonnay, Macabeo, Xarel-lo, Parellada e Subirat Parent
Tintas: Cabernet Sauvignon, Cariñena, Garnacha, Merlot, Monastrell, Pinot Noir, Samsó e Ull de Llebre (Tempranillo)

DO Pla de Bages

Localiza-se na comarca de Bages, ao norte de Barcelona e próxima às cidades de Manresa e Lleida. Seus vinhos assemelham-se aos da vizinha DO Penedés.
Uvas permitidas:
Uvas Brancas: Chardonnay, Macabeo, Parellada e Picapoll (Autóctone)
Uvas Tintas: Cabernet Sauvignon, Garnacha, Merlot e Ull De Llebre (Tempranillo)

DO Priorato

Vizinha das duas DO anteriores situa-se também na Costa do Mediterrâneo, entre Barcelona e Tarragona. É a DO que mais se tem destacado, sobretudo pela alta qualidade de seus vinhos tintos. Robustos, elegantes, com aromas complexos e grandes caráter e estrutura na boca, esses vinhos têm recebido grande consagração dos conhecedores de todo o mundo. Além dos belos tintos, produz bons brancos e rosés razoáveis.
Uvas permitidas:
Brancas: Garnacha Blanca, Macabeo e Pedro Ximénez
Tintas: Cabernet Sauvignon, Cariñena, Garnacha Tinta, Garnacha Peluda e Mazuela

DO Tarragona

Vizinha da DO Penedés, na costa mediterrânea, em torno da cidade de mesmo nome, esta DO produz, além do Tarragona clássico licoroso, tintos potentes e brancos e rosés ligeiros.
Uvas permitidas:
Brancas: Garnacha Blanca, Mabaceo, Parellada e Xarel-lo
Tintas: Garnacha, Mazuela e Ull de Llebre (Tempranillo)

DO Terra Alta

Vizinha da DO anterior, no nordeste espanhol, Terra Alta elabora principalmente brancos de razoável complexidade. Além disso, produz também tintos encorpados, rosés ligeiros e alguns vinhos fortificados.
Uvas permitidas:
Brancas: Garnacha Blanca, Macabeo e Parellada
Tintas: Cariñena, Garnacha Negra, Garnacha Peluda, Mazuela e Ull de Llebre (Tempranillo)

DO Monsant

A DO Montsant está situada na província de Tarragona e cobre uma área de 2.000 hectares. A região vitivinícola Montsant consiste em 50 vinícolas, que produzem cerca de 7 milhões de litros de vinho anualmente.
Uvas permitidas:
Brancas: Chardonnay, Garnacha Blanca, Macabeo, Moscatel, Pansal e Parellada.
Tintas: Cabernet Savignon, Cariñena, Garnacha Tinta, Garnacha Peluda, Merlot, Monastrell, Picapoll, Syrah, Tempranillo e Mazuela.

DO Conca de Barbera

A DO Conca de Barbera está situada na província de Tarragona e abrange uma área de 5.900 hectares. A região vinícola de Conca de Barbera é composta por 20 vinicolas, que produzem 30 mil litros de vinho anualmente.
Uvas permitidas:
Brancas: Macabeo, Parellada, Chardonnay e Sauvignon Blanc.
Tintas: Trépat, Ull de Llebre (Tempranillo), Garnatxa, Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir e Syrah.
Fonte: www.espavino.com e www.e-vinho.com.br

Um comentário:

  1. Excelente post! Será uma boa referência para pesquisarmos os vinhos da próxima degustação. Vejam que há muitas opções e que não precisamos nos limitar ao Priorato.

    ResponderExcluir