domingo, 27 de junho de 2010

Espanha - Vinhos da Catalunha




A Catalunha é um dos principais motores da Espanha, em muitos aspectos. Com uma economia muito ativa, uma longa e fascinante história, uma identidade cultural e linguística próprias, esta região é frequentemente uma referência vital quando se quer saber onde esse país está se dirigindo. Seu papel no vinho não é menos importante. Com sua costa de frente para o resto das culturas do Mediterrâneo, o vinho tem sido uma parte inseparável da sua vida desde os primeiros colonos gregos chegaram. Tradicionalmente, muitas regiões produziam sua própria versão de vinhos rançosos, pesados, poderosos, com alcool acima dos 15%, que tanto caracterizou grande parte do vinho espanhol durante séculos.
Eles ainda existem, mas o seu apelo comercial mergulhou consideravelmente. A reputação da vinicultura da Catalunha, por muitos anos, também se baseou fortemente em sua produção de vinho espumante conhecido como Cava e seus vinhos brancos de Penedès. Mas a revolução vitivinícola espanhola deixou efeitos irreversíveis. No alvorecer do século 21, a Catalunha continua a provar que sabe preservar seu passado, bem como acompanhar os tempos. Além disso, tem usado o seu "know-how para comercializar seus produtos no exterior, e é por isso que eles têm uma presença forte na cena internacional.
Das onze principais regiões da Catalunha, a mais famosa ainda é a DO Cava, a versão em espanhol do champanhe. A técnica é exatamente a mesma utilizada na França, sendo a maior diferença as uvas utilizadas.
Na Espanha, eles incluem Xarel.lo, Parellada e Macabeo, embora a Chardonnay tenha crescido em popularidade. Na realidade, a Cava não é exclusiva da Catalunha. Ela pode e é feita em outras partes da Espanha, como La Rioja, mas considerando que 95% vem das adegas catalãs, os espanhóis não a associam com outra região. E com razão. A melhor vem de lá. A Cava está em segundo lugar no ranking da produção mundial de vinho espumante, atrás do champagne, mas um dos seus pontos fortes é a sua relação preço/qualidade. Considerando que alguns no passado consideravam estas bubblies um notch abaixo da francesa em termos de sofisticação, há pouca dúvida de que elas tenham atingido as alturas de elegância digna das maiores do mundo.
O resto do vinho da Catalunha ainda gira em torno do vinho tranquilo. Tradicionalmente, o rei da terra era DO Penedès. Tradicionalmente, muitas das adegas daqui faziam vinho branco para os produtores de Cava, desta forma, Penedès sempre foi particularmente forte nesta área. Desde o início da década de 1960, no entanto, alguns dos enólogos mais revolucionários da Espanha ganharam sua fama aqui, levando o país a seu situação atual. Atualmente, tintos, com variedades nacionais e estrangeiras já começaram a tomar o centro do palco. A qualidade pode ser inconsistente, mas em sua melhor forma, eles podem ser vinhos maravilhosos.
Outra denominação importante da Catalunha é DO Priorato, na província de Tarragona. Esta região do vinho quase morreu há vinte anos atrás, porque ninguém imaginou um futuro para ela. Agora ela está acima do resto da Espanha como lar de alguns dos vinhos tintos de mais classe e mais caros do mundo. Uma verdadeira história de Cinderela. Estes são vinhos encorpados e ricos com um carácter mineral dificil de alcançar, principalmente em função do solo enriquecido com ardósia que ancoram vinhas velhas de Cariñena e Garnacha, de décadas. Enquanto os preços fazem com que muitos consumidores tenham que adiar a compra para uma ocasião especial (muitos custam 30, 40, 50 e até 350 euros!), as vinicolas têm gentilmente começado a comercializar garrafas com preços mais amigáveis, sem dúvida uma forma de atender a nós, mortais!
Literalmente, formando um anel em torno de Priorato, encontramos uma região totalmente nova chamada DO Montsant. Antes uma sub-zona da região vinícola chamada Tarragona, Montsant atraiu rapidamente tanto produtores como compradores para um novo Priorato. Mais uma vez, o vinho tinto é o principal produto. Segundo os especialista, os vinhos não são exatamente iguais aos do Priorato, mas possuem grande parte de sua característica espessa e calorosa. E os preços são muito mais amigáveis, então aproveite enquanto está indo bem.
Isso nos deixa com um punhado de outras regiões menores que podem não ter adquirido a fama da anterior, mas que provaram ser louváveis produtoras de excelentes vinhos. Muitos focam nos tintos, mas antes de chegar a eles, vamos apontar uma região minúscula ao norte de Barcelona chamada DO Alella, que apesar de não produzir muito, produz vinhos brancos refrescantes e deliciosos. Eles são geralmente feitos com Pansa Blanca, apesar de que a Sauvignon Blanc e Chardonnay tambem tem forte presença.
Outra região vinicola fascinante é DO Costers del Segre. Composta das vinícolas espalhadas por toda a província de Lleida, Costers del Segre oferece uma grande variedade de vinhos, muitos dos quais possuem boa reputação e preços razoáveis. Igualmente grande é a gama de variedades de uva utilizada. Elas se adaptaram bem ao solo e fazem novas surpresas a cada ano.
DO Tarragona costumava ser uma região com um futuro brilhante até que Montsant se separou. Será necessário algum tempo para que ela se recupere, mas ainda tem muito potencial. DO Terra Alta, também em Tarragona, produz consistentemente alguns dos vinhos mais interessantes da Catalunha, em especial, vinhos tintos e brancos. DO Conca de Barberá é uma região vinícola pequena quase desconhecida que, ironicamente, produz alguns dos vinhos mais aclamadoa da Catalunha. Como regra, porém, ela ainda precisa de tempo para crescer. Outra região quase anônima é DO Pla de Bages. Raramente encontrados fora da Catalunha, produz vinhos muito bons, tanto branco como tintos. Bem ao norte, encontramos a DO Empordá-Costa Brava, anteriormente produtora de rosés ordinários que atraíam turistas incautos, agora está ganhando reconhecimento pelos seus excelentes tintos em estilo moderno.
Alem de tudo isso, devemos mencionar a DO Catalunya, que inclui as adegas de todas as regiões acima mencionadas, em uma tentativa aparente pelos produtores de simplificar o grande número de regiões vinícolas que podem confundir o cliente. O número de produtores têm aumentado exponencialmente, e o sucesso comercial, pelo menos, parece estar garantido.
Escrito por Brian Murdock, autor do livro "Let's Open a Bottle"

Nenhum comentário:

Postar um comentário