sexta-feira, 18 de junho de 2010

Super Toscanos


Ontem estivemos novamente no Rosmarino para uma fantástica degustação de Supertoscanos. O jantar estava fantástico, e os vinhos melhor ainda, podemos dizer, inesquecíveis.

O menu, selecionado pelo nosso confrade Paulo, harmonizou maravilhosamente com os potentes Super Toscanos.

Entrada

Polenta aos cogumelos

Prato principal

Stinco de vitelo com risoto à milanesa, para a maioria dos mortais, e risoto de abóbora com funghi e amendoas para o nosso caro confrade Alberto.

Sobremesas

Pastiera de Grano, Tiramisù, Bavarese de Chocolate, Tarte Tatin, Creme Brulée ou Torta de Maçã.
A comida e o local, estavam excelentes.

A degustação contou com grandes vinhos de três sub-regiões: Maremma, Bolgueri e IGT Toscano, com níveis alcoólicos variando entre 13 e 15%. A seguir uma breve descrição dos vinhos degustados:


Le Pupille Saffredi 2001
Produtor: Elisabetta Gepppetti
País/Região: Italia/Maremma
Graduação alcoolica: 13.5%

Grattamacco 2006
Produtor: Collemassari
País/Região: Italia/Bolgueri
Graduação alcoolica: 13.5%

Sassicaia 2006
Produtor: Tenuta San Guido
País/Região: Italia/Bolgueri
Graduação alcoolica: 13.5%

Solaia 2002
Produtor: Antinori
País/Região: Italia/IGT Toscana
Graduação alcoolica: 13%

Ornellaia 2006
Produtor: Tenuta del Ornellaia
País/Região: Italia/Bolgueri
Graduação alcoolica: 15%

Castello del Terriccio 2000
Produtor: Castello del Terriccio
País/Região: Italia/IGT Toscana
Graduação alcoolica: 13.5%

Sammarco 1999
Produtor: Castellllo dei Rampolla
País/Região: Italia/IGT Toscana
Graduação alcoolica: 13%

Guado al Tasso 2004
Produtor: Marchesi Antinori
País/Região: Italia/Bolgueri
Graduação alcoolica: 14%

Vinhos degustados:




O nível da degustação foi Fantástico. Os iniciantes, bem como os mais experientes tiveram alguma dificuldade para diferenciar os vinhos, tamanha a qualidade do painel. Todos os vinhos estavam excelentes.

O vinho que ficou em último lugar foi o Solaia 2002. Para os que não se lembram, 2002 foi um ano castigado pelas chuvas na Toscana, e a composição do vinho foi alterada, sendo produzido somente com Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, sem os tradicionais 20% de Sangiovese. Em função desta alteração, o vinho foi batizado de “Solaia 2002 - Annata Diversa”. Esta safra recebeu somente 87 pontos da WS, muito abaixo dos 93 em 2001 e 95 em 2003.

O Campeão da noite, foi o Guado al Tasso 2004, um vinho muitíssimo equilibrado com aromas excepcionais, escolhido o melhor vinho da noite por cinco confrades e o segundo melhor por outro.

A única notícia ruim é o custo dos vinhos degustados. Apesar de o painel ter representado um investimento modesto de aproximadamente 650 Euros no total, em função da colaboração dos nossos confrades Ricardo e Alberto, a quem agradecemos imensamente. No Brasil, 5 entre os 8 vinhos degustados (não encontrei os outros 3), teriam custado em torno de US$ 2.500. Uma pena.....

Vejam os resultados completos abaixo.


No nosso próximo encontro, degustaremos os Tintos da Catalunia, no dia 15 de julho. Até lá....


3 comentários:

  1. Realmente foi uma degustação fantástica - a melhor da qual já participei. Todos os vinhos apresentavam altíssima qualidade e desempenho e muito dificil para fazer uma escolha do "melhor". Ainda assim, o campeão da noite (Guado al Tasso) foi uma deliciosa surpresa - extremamente equilibrado e com altissima qualidade, ainda que não tão renomado no mundo dos Supertoscanos. Méritos do confrade Alberto que o garimpou no interior da Italia...

    ResponderExcluir
  2. Degustação realmente fantástica!

    A nota altíssima da noite (94 pontos, com louvor) foi para o maravilhoso Guado al Tasso, do Antinori. Que vinho! De uma cor rubi intenso, ainda jovem, deixou no meu nariz baunilha, tabaco e um toque herbáceo - talvez grama cortada. Evoluiu muito na taça, abrindo para alcatrão e um toquezinho delicioso de chá verde. Na boca, os taninos ainda jovens pegaram um pouco. Muito café e tostado, além de fruta madura, deixaram saudades... Ótimo corpo e ótima persistência. É um dos melhores vinhos que já bebi, ao lado do Solaia 2006 (rs).

    Outro destaque é o Grattamacco. Também denso na cor, passou para o nariz explodindo caramelo. Impressionante! Aromas de fruta doce, com toque de madeira, leve herbáceo e até um mineralzinho. Na boca, taninos um pouco mais redondos do que o Guado, frutas vermelhas, em especial cereja, bom corpo e boa persistência. Outra maravilha da Toscana!

    Já o Sassicaia mais uma vez ficou no pelotão intermediário, o que me faz acreditar que ele tem mais fama do que qualidade. Vejam bem, não quis dizer "falta de qualidade". É um vinho de pelo menos 90 pontos, que bateria qualquer outro supertoscano que não fossem esses "ultra-tops".

    ResponderExcluir
  3. Incluí um post no meu blog tb: http://clubedaenogastronomia.blogspot.com/

    ResponderExcluir