quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Syrah vs Shiraz - Will the real red wine grape please stand up?


É hora de esclarecer um pequeno mal-entendido: Shiraz e Syrah são a mesma uva. Esta é uma daquelas coisas que podem confundir os bebedores novatos por anos. Acredite ou não, ninguém sabe realmente por que a uva tem dois nomes diferentes. Existem numerosos mitos, mas nenhum deles é verdadeiro, então eles realmente não importam. O que importa é a diferença entre os dois nomes e quando usá-los. Felizmente, é relativamente simples.

Syrah é o nome do velho mundo, e é usado quando se refere aos vinhos do Vale do Rhône, ou os vinhos feitos no mesmo estilo, como os da Califórnia. Shiraz é o nome dado no “novo mundo”, e principalmente para vinhos feitos em um estilo moderno, como os da Austrália.

SYRAH

Um pouco técnico demais? Digamos o seguinte: O Vale do Rhône é a região da França que definiu a uva, da mesma forma que Zeppelin e os Stones definiram o rock & roll.  Regiões como Hermitage e Côte-Rôtie são famosas ao redor do mundo, mas, como ingressos para ver os roqueiros clássicos, não são baratos. Os mais em conta estão dispersos ao redor do Vale do Rhône, mas são geralmente blends com outras uvas para amaciá-los. Cerca de 50 anos atrás, assim como a Beatlemania, a Syrah se estabeleceu.

A Califórnia faz agora grande quantidade deste vinho maravilhoso. Assim como a maioria dos “indie rock” modernos soa um pouco como Iggy Pop ou John Lennon, O Syrah da Califórnia tem definitivamente um charme francês, enquanto mantendo seu toque de modernidade. A Califórnia tambem mistura as mesmas uvas que os seus contrapartes franceses, criando uma visão moderna de um estilo clássico.

SHIRAZ

Principalmente utilizado na Austrália, o nome Shiraz é usado quando o estilo é um vinho “big”, “fat”, “juicy”, “in-your-face” e moderno. Esses produtores são roqueiros punk do mundo do vinho, e tem dado trabalho desde 1800. Embora a Austrália produza milhões de caixas de “Yellow Tail” e “The Little Penguin”, este é o trivial pop star do vinho. As vinícolas que "fazem apenas boa música", chamam menos atenção, mas fazem um vinho matador. Com equipamentos incrivelmente modernos e enólogos altamente treinados, eles estão produzindo vinhos simples e ousados, como as contribuições dos Pixies ou o início do Nirvana, para o rock moderno.

Você só precisa gostar do estilo "head-butt you and knock out a few teeth but buy you a drink afterward while you catcall the cute bartender".

Vinicolas em todo o mundo começam a imitar o estilo, incluindo lugares como Nova Zelândia, África do Sul e até mesmo algumas adegas na Califórnia.

Por Balliet TYLER

Nenhum comentário:

Postar um comentário