domingo, 24 de outubro de 2010

Syrah vs Shiraz


Na última 5ª feira, dia 21, estivemos no Rosmarino, para mais uma excelente degustação da nossa agenda de 2010: Syrah vs Shiraz. O menu, como não podia deixar de ser, foi escolhido pelo nosso confrade Paulo Sampaio e estava excelente.

O menu harmonizou de forma excepcional com os vinhos degustados..

Couvert
Mini pães, grissini, pão sueco, pão integral com nozes, chèvre al huille e relish de pepino

Entrada
Salatone (saladão com verdes, cenoura, salsão, tomate e azeitonas)

Prato Principal
Peito de pato com amarena, couscous marroquino com legumes; ou
Filé mignon grelhado com redução de Porto com o rosti de batata e gruyère; ou
Risoto de cogumelos mistos

Sobremesas
As já tradicionas Pastiera de Grano, Tiramisù, Bavarese de Chocolate, Tarte Tatin, Creme Brulée e Torta de Maçã.

O ambiente e a comida estavam excelentes, como de costume.

A degustação contou com nove vinhos, sendo dois Australianos, dois Norte Americanos, um Italiano, um Francês, um Portugues, um Sul Africano, e por último um Chileno, com níveis alcoólicos variando entre 14,5 e 15,1%, exceto pelo Plumpjack 2007 que apresentou 15,8% e o Casa Marin com 12%.

A seguir uma breve descrição dos vinhos degustados:

Schild Estate 2005    
Produtor: Schild Estate           
País/Região: Australia/Barossa         
Graduação alcoolica: 14,5%  
           
Perbruno 2005          
Produtor: I Giusti & Zanza      
País/Região: Italia/Toscana  
Graduação alcoolica: 14%     
           
Incognito 2003          
Produtor: Cortes de Cima       
País/Região: Portugal/Alentejano     
Graduação alcoolica: 14.5%  
           
Mitchelton 2004       
Produtor: Mitchelton  
País/Região: Australia/Central Victoria        
Graduação alcoolica: 14.5%  
           
Les Pilier 2004           
Produtor: Michel Gassier       
País/Região: França/Costière de Nîmes        
Graduação alcoolica: 14%     
           
The Maverick 2005   
Produtor: Bellingham
País/Região: Africa do Sul/Costal Region     
Graduação alcoolica: 15%     
           
Shake Rattle Roll 2005         
Produtor: Red Car Wine         
País/Região: USA/Santa Maria          
Graduação alcoolica: 15.1%  
           
Plumpjack 2007        
Produtor: Plumpjack Winery  
País/Região: USA/Napa         
Graduação alcoolica: 15.8%  
           
Casa Marin Miramar 2008    
Produtor: Casa Marin 
País/Região: Chile/San Antonio         
Graduação alcoolica: 12%     

Vinhos degustados


Os vinhos degustados eram excelentes, porem com pouca evolução. O painel apresentou um nível bastante equilibrado, com as médias apresentando pequena variação, exceto pelos dois últimos vinhos que ficaram bastante distantes. O vinho que ficou em último lugar foi o Casa Marin 2008, com um forte aroma de madeira e bastante desiquilibrado, escolhido o pior vinho por 5 confrades e o segundo pior por outros 3.

O penúltimo vinho do painel, por mais incrível que possa parecer, foi o Incógnito 2003, que se mostrou curto e com um estranho aroma vegetal, tendo sido escolhido o pior  vinho por 3 confrades e o segundo pior por outros 2.

O Campeão da noite, foi o magnifico Schild Estate 2005, importado pela Decanter, que  arrebatou nada menos do que a preferência de 5 confrades, tendo sido escolhido segundo por outros 4. Com 1,4 pontos a menos, ficou o excelente Sul Africano, Bellingham - The Maverick 2005.


Vejam os resultados completos abaixo.


No nosso próximo encontro, no dia 18 de Novembro, quando degustaremos Chateauneuf du Pape. Até lá....

Um comentário:

  1. Não sou o maior fã de syrah (ou shiraz) varietal, mas achei o nível da degustação muito bom. Não acho que tenha havido exatamente um nivelamento, pois avaliei 2 vinhos como medíocres. Outros 3 foram muito bem para mim. Os demais achei simplesmente bons. Vou destacar apenas o que mais me chamou a atenção.

    Em primeiro lugar, devo dizer que o meu melhor vinho foi o Plumpjack 2007, apesar do teor alcoólico meio exagerado para um vinho desse tipo. Mesmo assim achei que destoou para cima dos demais, com pouca distância para o segundo colocado, o Schild Estate 2005 - este surpreendente pelo ótimo custo-benefício. Já o meu terceiro colocado foi o The Maverik 2005, também muito bom. Comentarei este 3 e, também, a maior decepção da noite para mim, o vinho da Casa Marin, que eu levei, diga-se de passagem...

    Plump Jack 2007
    Visual típico, bastante denso, quase negro. No nariz, fruta em calda, com toques de couro e de caramelo. Na boca, repetição do nariz, com ênfase na fruta em compota, ótima acidez, bom corpo e bastante longo. Mereceu 90 pontos.

    Schild Estate 2005
    Visual denso, lembrando sangue escuro. No nariz, fruta em calda, couro e um pouco de doce de leite. Na boca, semelhante às impressões do nariz, mas com um pouco de madeira. Acidez agradável, médio corpo e média/boa persistência. Foi o achado da noite, mais um bom custo-benefício da boa importadora Decanter. Valeu 89,5 pontos.

    The Maverik 2005
    Visual vermelho intenso. No nariz, se mostrou um vinho modernoso, com bastante madeira e coco, um toque de fumo e algum traço animal. Na boca, é um vinho quente, com boa acidez, toque de madeira e leve amargor final. Bom corpo e boa persistência renderam a boa avaliação para ele, que ficou com 89 pontos.

    Casa Marin Miramar 2008
    Visual claro, quase como um pinot (aliás, o único tinto que vale a pena deste produtor). No nariz, só deu pimenta do reino. Na boca, mais pimenta, pouco corpo e pouca persistência. Quase aguado, com uma acidez esquisita - pouco ácido para um vinho e muito ácido para o que bebi (um "quase-vinho"). Fiquei surpreso ao saber que era um Casa Marin, pois esse produtor me surpreende cada dia mais com a qualidade dos seus vinhos. O pinot deles é o melhor sulamericano, na minha opinião. O riesling também é fantástico, assim como o sauvignon blanc. São vinhos caros, mas acabam compensando. Já este, apesar de caro, foi um terror. Dei 82 pontos porque estava de bom humor nessa noite.

    ResponderExcluir